Exercícios físicos no combate a ansiedade e depressão

O estresse do cotidiano é um dos principais fatores que, hoje, desencadeiam quadros de depressão e ansiedade.

Cada vez mais comuns essas doenças provocam queda na produtividade, afetam o organismo como um todo e atrapalham as mais diversas áreas da vida de uma pessoa.

Mas você sabia que a prática de exercícios físicos, de forma isolada ou junto a tratamentos específicos, auxilia a diminuir os sintomas, trazendo bem-estar e qualidade de vida?

A prática de exercícios físicos regulares estimula o organismo à produção de endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar.

(euforia tem relação com aumento da ansiedade e não diminuição!), aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade.

As noradrenalinas e a serotonina, também responsáveis pelo equilíbrio do humor, são estabilizadas a partir da atividade física.

Não se pode deixar de citar também os benefícios proporcionados pela melhora estética, como a autoconfiança e a autoestima.

Para ajudar no combate à depressão, indica-se a prática de atividades físicas aeróbicas moderadas (frequência cardíaca de 60% a 80%) de três a cinco vezes por semana.

Caminhadas curtas também ajudam, mas para um efeito prolongado é recomendada a atividade física regular.

Aulas dinâmicas e bastante animadas como o JumpClass e aulas de dança como Ritmos ou Zumba auxiliam na queima de gordura, proporcionam a produção de endorfina e ainda divertem.

Fonte: Swimex http://www.swimex.com.br/saude/exercicios-fisicos-combate-ansiedade-e-depressao/